sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Mas Choro não canta?

Então, minha relação com o subúrbio não é a das melhores mas aos poucos estou descobrindo algumas coisas muito legais que rolam por aqui. A primeira descoberta foi o Bar da Portuguesa, pertinho da minha casa e que já virou meu lugar preferido para ir na quinta-feira pós UERJ. Tem cerveja barata e super gelada, salgadinhos deliciosos e um caldo de siri que é qualquer coisa de bom - e eu nem gosto muito de caldos. O único problema da Portuguesa é que ela é vascaína e o bar acaba tendo essa má influência.
Outra descoberta - que digamos não foi bem uma descoberta porque eu já tinha ido lá algumas vezes - foi o Bar Original do Brás. Fica em Brás de Pina, quase em frente à Estação de Trem e é simplesmente maravilhoso! Ontem, ao invés de ir na Portuguesa, resolvi dar uma passada no Original. E foi uma excelente escolha porque além de beber algumas cervejas estupidamente gelada e comer um petisco que ficou em 2º lugar no concurso de Comida di Buteco, pude desfrutar de vários Chorinhos que não ouvia há muito tempo. E ainda para completar, o grupo de Choro se transformou em grupo de Samba e cantou algumas músicas, mas eu já estava de saída e o bar já estava fechando, então nem pude aproveitar tanto assim. Porém, a última música que eles tocaram está na minha cabeça até agora. Acho que era do Grupo Raça, sei lá.
O que quero falar mesmo é sobre a comida que ficou em 2º lugar. O nome do prato é "Doce Refúgio" feito em homenagem a Luiz Carlos da Vila. Uma porção de lombinho de porco, alguns folheados, umas barcaças de lombinho desfiado, farofa de alho e um molho de tamarino. Esse molho era o diferencial do prato. Uma delícia feita em homenagem à Tamarineira que fica na sede do Bloco Cacique de Ramos. Essa é a descrição do prato que ficou em 2º lugar.
Lógico que na hora eu fiquei imaginando como seria o 1º lugar e qual não foi a minha decpção. Perguntei a garçonete e ela me disse que por incrível que pareça, o Doce Refúgio perdeu para uma empada de queijo coalho! Não me conformo com isso!

sábado, 7 de novembro de 2009

Tem cigarro aí?

Na noite passada, após chegar de uma petiscada com uma galera bacana de São Paulo, estava sem sono e assisti um pouco de TV. Estava no Programa do Jô um cara um tanto peculiar chamado Rogério Skylab. Eu não conhecia o tal sujeito e muito me impressionou sua performance no palco e especialmente a letra de uma das suas canções que divido aqui com vocês.

"Aí meu, aí meu, tem cigarro aí?

Cigarro? Tem cigarro aí?


Gente boa, gente boa, tem cigarro aí?
Cigarro? Tem cigarro aí?


Aí véi, aí véi, tem cigaro aí?
Cigarro? Tem cigarro aí?


Terezinha!!!!!! Tem cigarro aí?
Cigarro? Tem cigarro aí?


Tia, tia, tem cigarro aí?
Cigarro? Tem cigarro aí?


Fala, mestre !!! Tem cigarro aí?
Cigarro? Tem cigarro aí?


Fala, Comandante !!!! Tem cigarro aí?
Cigarro? Tem cigarro aí?


Bom dia !!!!!! Tem cigarro aí?
Cigarro. Tem cigarro aí?


Ei moço, você gosta de poesia? Não?
Tem cigarro aí?
Cigarro? Tem cigarro aí?


Você ouvinte é a nossa meta,
Pensando em você é que procuramos fazer o melhor.
Domingo é dia de esporte.
O domingo é nosso !!!!
Tem cigarro aí?
Cigarro !! Tem cigarro aí?


Oh pai !!!! Tem cigarro aí?
Cigarro. Tem cigarro aí?


Se você amanheceu sem disposição, dor de cabeça,
Azia, mal estar,
Tem cigarro aí? Cigarro. Tem cigarro aí?


Nós já vamos lhe atender.
Espere mais um pouquinho.
Anote o número do protocolo.
Tem cigarro aí? Cigarro. Tem cigarro aí?


Ah que pena. Eu não posso falar com você agora.
Mas não fique chateado.
Deixe seu nome e telefone
Que assim que eu puder eu ligo de volta pra você.
Tem cigarro aí?
Cigarro? Tem cigarro aí?


E Jesus chegou para Lázaro
E ordenou: Levanta-te !!!
E Lázaro, dentro da sepultura,
Abriu os “óio divagazinhu”
Pensou em Barbacena e falou:
Tem cigarro aí? Cigarro? Tem cigarro aí?


Tem cigarro aí, porra ?"

Quem quiser conhecer mais: http://www.rogerioskylab.com.br

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Bethânia é a melhor

Para dormir tranquila:
"Veja bem, nosso caso é uma porta entre aberta, eu busquei a palavra mais certa, vê se entende o meu grito de alerta. Veja bem, é o amor agitando o meu coração. Há um lado carente dizendo que sim e essa vida da gente gritando que não."

Fecha segunda?

Na verdade a inspiração se deu por conta de uma piada que a professora de Cidade e Política, disciplina que eu curso como ouvinte na UERJ, fez para explicar a metodologia de uma pesquisa que ela tinha participado e como a pergunta certa é fundamental para se obter a resposta correta. Eis a piada:

Estava um amigo exilado em Lisboa e este recebe um casal de amigos brasileiros. Como era sexta feira, o simpático exilado resolve levar o casal de amigos para jantar em um restaurante super badalado na cidade.
O casal de amigos se encanta com a culinária do restaurante e resolve que levaria um grupo de brasileiros que os acompanhava na viagem até o tal restaurante.
Prevenido como sempre, o brasileiro faz a seguinte pergunta ao garçom:
- Vocês fecham na segunda-feira?
- Não - responde prontamente o garçom.
Conforme o combinado, o casal leva o grupo de brasileiros ao tal restaurante. Contudo, para grande surpresa de todos, o restaurante estava fechado.
No dia seguinte, o casal retorna ao restaurante para tomar satisfações com o garçom:
- Porra, viemos ontem aqui e estava fechado! Perguntei se fechava na 2ª e você me disse que não. Viemos aqui à toa pois vocês não estavam abertos.
Eis a resposta do garçom:
- Ora pois, como poderemos fechar na 2ª se nem mesmo abrimos o restaurante!

Façam a pergunta certa!

-

Com outros objetivos

Quando eu criei esse blog tinha acabado de ser convidada para dar aulas de sociologia em uma escola high tech da secretaria estadual de educação e sinceramente achei que as coisas poderiam melhorar muito, não em termos financeiros, é claro, mas na relação com a transformação social... Claro que as pessoas que me convidaram esqueceram que a soiologia só é oferecida no 3º ano e que a escola estaria começando apenas com o 1º ano. Resultado: estou aguardando o retorno do convite.
Bom, o blog ficou parado desde então, mas essa noite me deu uma vontade louca de começar a escrever sobre as mais diversas coisas que presencio em meu cotidiano. Pode até ser que alguns dos meus alunos leiam e se apropriem desse espaço... aí sim meu objetivo será alcançado, mas enquanto não, vou retomar o blog e escrever sobre as mais diversas coisas.
Ninguém vai ler mesmo....